quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A operação

Esperei um bom tempo para ser operada, é uma verdade. Fui operada dia 5 de fevereiro de 2014, ou seja, faz hoje uma semana. Aconselharam-me a levar roupa confortável para o pós-operatório, pois como era cirurgia de ambulatório, tinha a hipótese de sair no mesmo dia ou no dia seguinte. Disseram-me, também, para levar os sapatos ortopédicos de Barouk. Tive que ir de jejum para a cirurgia (mínimo oito horas) e só podia beber água até duas horas antes de ser operada. Entrei para o bloco operatório às 10h30 e estive uma hora a levar soro e um antibiótico. Por volta das 11h30 entrei na sala da cirurgia, onde levei anestesia geral. Na maioria dos casos que li, e mesmo pelo caso da amiga da minha mãe, costumam dar anestesia local. Não sei se foi pelo facto de ser operada aos dois pés simultaneamente ou se o tamanho do joanete interferia com a escolha de anestesia. Honestamente, até agradeci, foi da maneira que dormi durante todo o processo e não fiquei três horas (foi o tempo que demorou a ser operada) à "seca".
Existem vários procedimentos para remover o joanete. O procedimento que usaram comigo foi o "Osteotomis de Chevron + Akin bilateralmente". Pelo que li e percebi deste procedimento, fazem uma incisão no sítio do joanete, cortam o osso, deslocam-no e põem um parafuso. Para informação completa: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4493
Após a cirurgia, levaram-me para o recobro, onde acordei cheia de frio, mas trataram prontamente de me aquecer. Acordei com dores, mas nada que não aguentasse. Passado uma hora, já estava sentadinha num sofá a ver televisão e a receber um antibiótico por via intravenosa, à espera que me dessem alta. Quando foi para sair da cama, calçaram-me logo os sapatos, mas mesmo assim andei de cadeira de rodas de um lado para o outro, porque o andar conseguia ser doloroso, mesmo com os pés todos enfaixados.
Recebi alta às 19h30 e fui direta para casa (cheia de fome!). Na saída, deram-me a medicação que tenho de tomar até acabar e ainda um comprimido SOS caso tivesse muitas dores. Até agora, felizmente, não precisei de tomar. As dores são algumas, mas nada que não se aguente.

Pés enfaixados


1 comentário: